• Post author:
  • Post published:17 de novembro de 2020
O que é investimento e quais os mercados para colocar o dinheiro para trabalhar por mim

A palavra investimento assusta e afasta mais de 90% da população brasileira, e boa parte nem sabem que são investidores inconscientes, porque não entendem o que é investimento.

De forma ampla, investimento é qualquer entrega de capital com expectativa de ganho futuro.

Nessa linha, capital pode ser considerado como Financeiro, Intelectual, Humano, Social, Natural e diversos outros. Por exemplo, dedicar tempo ao estudo para desenvolver conhecimento sobre determinado assunto, assim como, plantar uma árvore para colher frutos no futuro, ambos podem ser entendidos como investimento.

O que é Investimento Financeiro

Quando especificamos investimento financeiro, a busca pelo lucro é essencial e o risco é inevitável.

Sendo assim, definimos como sendo o ato de alocar valores em aplicações que visem remunerar o capital, assumindo seus respectivos riscos com objetivos de curto, médio e/ou longo prazos.

Resumindo, é toda aplicação de dinheiro com expectativa de lucro. É uma ótima maneira de colocar seu dinheiro para trabalhar por você.

Onde colocar meu dinheiro para trabalhar por mim?

Você pode investir seu dinheiro em três distintos e amplos mercados:

Mercado empresarial

Significa que você vai abrir o próprio negócio. Aqui devemos destacar a motivação para tal investimento:

  • aquele que busca empreender por necessidade; e
  • o empreendedor motivado pela oportunidade.

Empreendedores por necessidade iniciam um empreendimento autônomo por não possuírem opções de emprego e acabam abrindo o negócio próprio para sustentar a família.

Já os empreendedores por oportunidade optam por iniciar um novo negócio mesmo possuindo alternativas de emprego. São mais capacitados e escolarizados, e empreendem para aumentar a renda ou pelo desejo de independência.

Mercado imobiliário

Aqui você deve comprar imóveis com o objetivo de ser remunerado com aluguel e/ou valorização do bem. Talvez o mais tradicional dos investimentos, foi considerado durante muitas décadas como o mais seguro e lucrativo.

Existem diversas formas de investir no mercado imobiliário para obter renda. Dentre os mais conhecidos estão a compra de:

  • residências;
  • escritórios comerciais;
  • flats ou quartos de hotel; e
  • cotas de fundos imobiliários negociadas na Bolsa.

Uma modalidade que tem crescido muito nos últimos anos e ganhado a preferência de pessoas ao redor do mundo inteiro, principalmente do brasileiro é o aluguel por temporada, ele permite que imóveis residenciais rendam até o dobro dos aluguéis comuns de 2 anos.

Já existem vários aplicativos que facilitam essa prática, colocando o apartamento ou casa, até mesmo um quarto dentro da sua própria moradia para concorrer com flats e hotéis. Hoje, o Airbnb é o mais popular.

Mercado financeiro

É onde acontecem as operações junto às instituições financeiras, como comprar ações em bolsa, títulos do governo, CDBs, fundos de renda fixa, entre outros.

No mercado financeiro, existem vários tipos de investimentos, divididos em Renda Fixa e Renda Variável.

A Caderneta de Poupança, os Fundos de Investimentos e os CDBs estão classificado como Renda Fixa. Já as Ações e os Derivativos (os chamados contratos a termo, futuros, opções e swap), são denominados Renda Variável.

O fato de não ter um vencimento pré estabelecido e não sabermos o quanto um ativo vai render, pois dependem do desempenho do mercado de capitais, é o que diferencia os investimentos de Renda Variável dos de Renda Fixa.

De certo, esse é o mercado com menor número de simpatizantes brasileiros, muito se deve à cultura financeira do Brasil e falta de conhecimento básico sobre investimento, levando pessoas a investirem em mercados mais trabalhosos e de maior risco, como é o caso de abrir o próprio negócio.

O 1º investimento deve ser em conhecimento

Geralmente temos medo do desconhecido, mas esse medo diminui quando passamos a estudar o assunto. Com os investimento não é diferente, entender como funcionam os mercados é a base para orientar seus primeiros passos no mundo dos investimentos.

Escolher entre o mercado Empresarial, Imobiliário ou Financeiro não é tarefa fácil, mas as diversas biografias nos mostram que quando fazemos o que gostamos, com amor, colhemos bom resultados.

Recomento escolher um mercado que você tenha prazer em investir. Não adianta investir no Mercado Empresarial se não tiver DNA de empreendedor. Não adianta investir no Mercado Imobiliário se não gostar de obras, uma hora ela vai aparecer. E por fim, não adianta investir no Mercado Financeiro se não gostar de analisar e comparar números.

Deixe seu Comentário

Este post tem 2 comentários

Comentários encerrados.