As contas estão chegando, o dinheiro está acabando e, em mais um mês, você vai encerrar no vermelho? Respire fundo e fique tranquilo, neste texto vamos te mostrar alguns possíveis caminhos para sair dessa situação, sobretudo através da ajuda de um coach financeiro.

Mas, antes, é importante que você não se sinta sozinho. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, 76,3% das famílias encerraram o ano de 2021 em estado de endividamento.

Esse cenário revela a importância de trilhar caminhos rumo à uma educação financeira mais aprofundada, otimizando recursos e aumentando o potencial de compra. 

Tais caminhos podem ocorrer de diversas formas, como por exemplo, através de cursos voltados para a educação financeira ou, então, por meio do auxílio de um coach financeiro.

A seguir, vamos explorar a metodologia do coaching financeiro, compreendendo o que é, a diferença entre esse processo e consultoria financeira, quando é interessante contratar e como encontrar um coach financeiro.

Além disso, como bônus, no final deste artigo vamos disponibilizar quatro dicas para você colocar sua vida financeira em ordem. Confira:

O que é um coach financeiro?

Coach financeiro é o profissional responsável por aplicar a metodologia do coaching financeiro, que ajuda pessoas com dificuldades de gestão financeira a conquistarem uma vida de melhor aproveitamento de recursos. O coach financeiro também estimula hábitos financeiros mais saudáveis.

A primeira etapa desse processo consiste em um diagnóstico geral das finanças do contratante, o que inclui levantar todas as fontes de entrada de dinheiro e as principais dívidas que sugam a receita mensal.

Em seguida, o coach financeiro auxilia no corte de gastos e na quitação das dívidas.

Todo esse processo exige muita energia, dedicação, força de vontade e empenho, em exercícios que podem durar semanas e, em alguns casos, até mesmo meses.

Ao contrário do que estamos acostumados quando falamos de coach que, sobretudo no Brasil, está muito relacionado a eventos e palcos, o processo de coaching financeiro se dá de forma individual e particularizada.

Como funciona o coaching financeiro?

O coaching financeiro pretende ter uma abordagem mais integral, indo muito além da educação financeira, mas exigindo do profissional de coach financeiro habilidades de motivação e amplo conhecimento cultural.

Isso porque não basta organizar a vida financeira do cliente, é preciso torná-lo capaz de vencer seus próprios obstáculos, sobretudo aqueles interiores e mentais que criam bloqueios com o dinheiro.

Além disso, um dos grande diferenciais de contar com um coach financeiro na organização financeira está no estabelecimento de metas.

Imagine que, neste momento, você está com muitas dívidas, não consegue superá-las mas deseja comprar um carro.

Por causa de suas dívidas será muito difícil conseguir um financiamento ou até mesmo honrar com as parcelas mensais.

No processo de coaching financeiro a compra do carro pode tornar-se uma meta, e o coach financeiro irá te ajudar a trilhar um caminho rumo à conquista disso.

Não existe uma regulamentação oficial sobre os profissionais de coaching financeiro e, portanto, qualquer pessoa pode denominar-se coach financeiro.

Nesse sentido, antes de contratar um, é essencial verificar o histórico de clientes e, se possível, até mesmo conversar com alguns destes.

Diferença entre coach financeiro e o consultor financeiro

Você deve estar se questionando sobre a diferença entre o coach financeiro e o consultor financeiro, profissional mais conhecido pelas pessoas de forma geral.

A diferença pode ser resumida em dois pontos: na regulamentação e nas finalidades dos dois processos.

Enquanto a atividade de um consultor financeiro é regulamentada, como já dissemos, o coach financeiro atua livremente, sem a necessidade de qualquer vínculo com alguma instituição.

A finalidade dos processos também se distanciam: enquanto um coach financeiro pode ajudar o cliente na organização financeira e na conquista de determinadas metas, o consultor financeiro pode fazer isso e ir um passo além, orientando o cliente a identificar as melhores formas de investimento para aproveitar o dinheiro da melhor forma possível.

Para compreender qual a opção mais ideal para você, portanto, é preciso responder se o seu desejo é apenas a organização financeira ou, então, a construção de uma sólida carteira de investimentos para gerenciar seus ativos financeiros e potencializá-los.

Quando e porquê contratar um coach financeiro

O coach financeiro deve ser contratado quando sua vida financeira estiver de pernas para o ar. Também é possível contratá-lo quando sua vida financeira estiver bem, mas você já perceber sinais de descontrole.

Para clarificar isso ainda mais, separamos algumas das razões pelas quais um coach financeiro pode ser importante:

Está no cheque especial

O primeiro sintoma de que você precisa de uma ajuda na sua organização financeira é ter caído no ciclo vicioso do cheque especial.

Esse ciclo começa em um mês em que é consumido um grande valor do cheque especial.

O salário cai na conta no dia do pagamento e, devido aos descontos do cheque especial e seus juros, você se vê obrigado a usar mais uma vez esse recurso emergencial de crédito para conseguir pagar suas contas.

Tal processo começará a se repetir mês após mês, sem que haja uma esperança para sair disso. Um coach financeiro pode te ajudar na organização de recursos para sair desse estado.

Só paga o rotativo do cartão de crédito

Além do uso vicioso do cheque especial, outro sintoma que revela a necessidade da ajuda de um coach financeiro está no vilão da vida financeira da maior parte dos brasileiros: o cartão de crédito.

Muitas pessoas gastam mais do que podem e, no final do mês, pagam apenas o valor mínimo da fatura, fazendo com que o valor restante seja parcelado com juros altíssimos.

Na vida financeira esse é o pior erro que pode ser cometido. Um coach financeiro terá como uma das prioridades regularizar sua situação com seus cartões de crédito.

Não consegue sair com os amigos por falta de dinheiro

Com o cheque especial comprometido e o cartão de crédito no rotativo, muitas pessoas sequer conseguem sair com seus amigos para um happy hour ou momentos de diversão.

Se você está nessa situação, já passou da hora de dar um chega no descontrole de sua vida financeira e dar passos para organizar e gerir melhor seu dinheiro.

Precisa pedir empréstimos no banco

Em momentos de desespero, muitas pessoas recorrem aos bancos para solicitar empréstimos.

Para alguns, a situação financeira é tão ruim que as instituições negam a liberação de empréstimos, justamente por ter conhecimento de que a pessoa está em um processo complexo de endividamento.

Para outros, no entanto, os bancos acabam emprestando dinheiro, mas com taxas e juros bem altos e abusivos, e o que era para resolver, acaba por tornar-se mais um problema.

Benefícios do coach financeiro

Confira, a seguir, os principais benefícios associados à prática do coaching financeiro:

  • personalização do atendimento: o atendimento do coach financeiro é individual, proporcionando uma individualização das abordagens, adequando-as ao cliente;
  • definição de metas: desde os primeiros atendimentos, o coach e o cliente definem as metas que deverão ser alcançadas;
  • organização de recursos: o coach financeiro auxilia na organização dos recursos financeiros através de seu olhar externo e imparcial;
  • processo com início, meio e fim: a partir das metas estabelecidas, o processo terá claramente um começo, meio e fim;
  • empoderamento para sair de um estado de letargia: com as capacidades de motivação, o coach financeiro ajuda o cliente a abandonar uma certa passividade e pessimismo com relação à sua vida financeira;
  • custo-benefício interessante: os processos de coaching financeiro não costumam ser muito caros, embora representem resultados positivos para a vida financeira;
  • informalidade nos atendimentos: os atendimentos podem ser realizados em tom de leveza e informalidade, ajudando o cliente a vencer o desânimo e a tensão que envolvem as questões financeiras;
  • quitação de dívidas: o processo de coaching financeiro atua diretamente para proporcionar a quitação das dívidas em aberto;
  • educação financeira: e não adianta resolver as questões atuais e abandonar o cliente a mercê de novos endividamentos. No processo de coaching, o coach ajuda o cliente a mudar sua mentalidade com relação ao dinheiro.

Como encontrar um coach financeiro

Como já mencionamos, não existe uma regulamentação própria para a prática do coaching no Brasil.

Para encontrar um coach financeiro, portanto, o contato deve ser realizado de forma direta através de pesquisas online e indicações, por exemplo.

Há, ainda, instituições notoriamente reconhecidas por seu trabalho de formação de coaches e que podem, portanto, ser fontes mais seguras para essa busca. É o caso da Febracis e do IBC Coaching, por exemplo.

No site dessas instituições é possível consultar listagens de coaches que passaram pelos seus cursos. A partir daí, uma pesquisa nas redes sociais será mais que suficiente para encontrá-los.

[Bônus] Dicas para colocar suas finanças em ordem

Agora que você já descobriu tudo sobre o coach financeiro, não poderíamos deixar você ir embora sem te apontar caminhos práticos para sua organização financeira, afinal, essa é nossa especialidade!

Muitas pessoas – e talvez este seja o seu caso – acreditam que precisam trabalhar mais para conseguir organizar sua vida financeira. Embora trabalhar não seja uma má ideia, nem sempre é isso que é necessário.

Às vezes basta organizar seus ativos atuais e otimizá-los para, ao invés de trabalhar loucamente na madrugada, deitar a cabeça no travesseiro e dormir como um anjo.

Confira, a seguir, algumas dicas rápidas para conseguir isso:

Avalie a situação atual

O primeiro passo é ter a coragem de olhar para sua situação atual. Levanta o quanto de dinheiro entra e quais são as contas fixas do mês. Considere, também, todas as dívidas atrasadas e crédito devido (como cartão ou cheque especial).

Responda com sinceridade se, atualmente, você gasta menos do que recebe. Se a resposta for não, medidas sérias precisam ser tomadas.

Tenha como meta pagar suas dívidas

Mesmo que os sonhos não parem de surgir na cabeça, este é o momento de deixar o sonho do carro novo de lado (ao menos por um tempo) e focar em quitar todas as suas dívidas.

Muitas pessoas, quando conseguem uma leve recuperação financeira, logo correm para fazer novas dívidas.

Espere e, com calma, se organize. Dentro de pouco tempo você poderá correr atrás de seus sonhos, mas com menos dívidas e com mais inteligência.

Conte com a ajuda de uma consultoria financeira

Existem passos na vida que não conseguimos dar sozinhos. Por isso, experimente contar com a ajuda de alguém mais experiente que possa ajudá-lo, como um coach financeiro ou consultor de finanças.

Existem, inclusive, plataformas que oferecem serviços consultivos para te ajudar a conquistar uma vida financeira mais tranquila.

Cogite tornar-se um investidor

Por fim, vale a pena deixar uma dica de ouro para você: cogite fazer investimentos, que consiste em operações que alocam valores em aplicações que tendem a trazer uma lucratividade a médio ou longo prazo.
Para te ajudar a entender como é possível iniciar no mundo dos investimentos e, principalmente, entender se isso é realmente para você, preparamos um post espetacular em nosso blog com as principais informações sobre o assunto. Acesse e confira agora mesmo.

Deixe seu Comentário