• Post author:
  • Post published:20 de novembro de 2020
Orçamento Financeiro Familiar Pessoal

Sabe aquela sensação de que o dinheiro sumiu da carteira? E o pior, sem saber para onde ele foi? Pois bem, só um bom Orçamento Financeiro Pessoal, ou Familiar, pode resolver esse problema.

Vamos apresentar uma ferramenta simples, mas poderosa, que pode ser desenhada na sua agenda pessoal tradicional, ou em uma planilha simples de Excel.

Com ela você vai conhecer rigorosamente todos os seus gastos. Essa vai ser a base da sua vida financeira saudável. Vem comigo!

Como começar meu Orçamento Financeiro Familiar ou Pessoal

Anote suas despesas em uma agenda, caderno, ou planilha do Excel, cuidado com softwares e aplicativos, pois sem orientações profissionais podem ser complexos para iniciar as tarefas. Não se esqueça de anotar desde o aluguel ao cafezinho. Simples assim, esse é o pontapé de partida, mãos a obra!

Hunnn! Quer mais detalhes néh?! Ok, vou detalhar como fazer:

Primeiro você deve estruturar sua planilha de finanças pessoais de acordo com sua rotina (você pode baixar gratuitamente sua planilha), para que você tenha uma boa visão da sua vida financeira rapidamente e possa tomar boas decisões. Siga os 3 passos abaixo:

1º Agrupe suas Contas Pessoais

Separe suas contas e agrupe-as por categorias, isso facilitará sua visualização tornando sua tomada de decisão mais rápida e eficiente.

Exemplo:

Contas do tipo: Supermercado, Sacolão, Açougue, Restaurante e Lanches Extras serão alocadas todas na categoria Alimentação.

Plano se Saúde, Odontológico, Academia e Farmácia, agrupe-os na categoria Saúde.

Assim você acaba de criar seu plano de contas.

Esse quadro é um exemplo, mas também pode ter categorias como despesas com saúde, transporte, alimentação e lazer.

2º Registre todas as Movimentações

O passo seguinte e o mais difícil, pois demanda bastante disciplina, é fazer, sem falta, o lançamento de todos os recebimentos e pagamentos feitos por você ou a sua família de modo geral.

3º Dê atenção aos Cartões de Crédito

O principal vilão da tranquilidade financeira pessoal normalmente são os benditos e malditos cartões de crédito. Por tal razão, sugerimos que você tenha uma visão exclusiva para eles e suas respectivas parcelas!

4º Faça o Fechamento do seu Orçamento Financeiro Familiar ou Pessoal

No final do mês faça um fechamento: anote seu salário e subtraia todas as despesas, pronto, acaba de achar seu saldo do mês.

Para quem nunca soube, ao final de um mês, para onde foi seu salário, esse é o primeiro passo, talvez o mais importante, para sua saúde financeira.

Gostou desse post? Acha que ele pode lhe ajudar a ter um planejamento e orçamento familiar melhor? A LUZ desenvolve planilhas em Excel, aqui eles oferecem uma planilha pronta de Finanças Pessoais.

Deixe seu Comentário

Este post tem 2 comentários

Comentários encerrados.