• Post author:
  • Post published:9 de junho de 2022

Todos nós temos muitas atividades no dia a dia e ficar preocupado com as finanças pode ser algo que demande tempo. 

Só que isso é extremamente necessário e nem a pessoa mais endividada do Brasil pode negar. Aliás, essa pessoa está sofrendo na pele a falta de atenção às finanças.

Para determinadas pessoas, esse é um tema delicado e até meio complexo. Por isso, a alternativa acaba sendo um consultor pessoal financeiro para ajudar nas finanças e nas constantes mudanças econômicas e tendências do mercado

E sabe por que o brasileiro precisa muito desse profissional? Porque são grandes consumidores no mercado mundial, mas pouco administram as próprias finanças. Na pandemia isso foi, inclusive, um exemplo de como a população está perdida nas finanças. 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Axxus revelou que 76% dos entrevistados responderam que não estavam administrando bem as contas da casa. 86% disseram ainda que foram muito prejudicados financeiramente nos meses de isolamento social.

Hoje, sofremos com a alta de muitos produtos e essa adaptação ao novo mercado, além de suas precificações. Um consultor financeiro pessoal pode ajudar bastante na orientação de como você deve organizar, planejar e cuidar do seu dinheiro.

O que é um consultor financeiro pessoal?

Os consultores financeiros pessoais, também conhecidos como planejadores de finanças, são profissionais que ajudam nas decisões financeiras e planejamento orçamentário dos seus clientes, seja relacionada ao seu patrimônio ou finanças mais íntimas, como contas do dia a dia e gastos cotidianos.

Dependendo do consultor, ele pode ser especializado em outras áreas que ajudam ao cliente, em demandas específicas, como planejamento para poupança de aposentadoria, cronograma para criação de negócio e outras coisas a mais.

Quais as atividades de um consultor financeiro pessoal?

Um consultor financeiro pessoal pode avaliar o atual momento que você vive para fazer um planejamento mais específico e adequado ao seu perfil. Além disso, é possível que ele desenvolva um plano mais abrangente para a sua vida financeira.

Se você deseja fazer faculdade e não sabe como se planejar financeiramente para isso, ele pode ajudar. 

Além de criar um plano de aposentadoria, evitar impostos ao longo da vida, fornecer aconselhamento financeiro sobre situações problemáticas durante a vida.

Pensando na aposentadoria é importante considerar também os investimentos, e esse profissional pode fazer isso pra você. Além disso, pode localizar as melhores aquisições, como apólice de seguro ou hipotecas.

Aconselhamento financeiro: um das funções do consultor financeiro pessoal

Seja com grandes ganhos ou vastas perdas, são eventos grandes da vida. Existem alguns cenários que fazem com que o cliente busque pelo aconselhamento financeiro:

  • Como é possível garantir uma aposentadoria da forma correta? Essa opção acontece geralmente quem está se aproximando do pedido de aposentadoria;
  • Recém casados que preciso de ajuda para administrar as finanças;
  • Recém divorciado ou viúvo e precisa aprender como avançar financeiramente;
  • Pessoas que não se dão bem com investimentos e planejamento financeiro e precisa da ajuda de um profissional para não entrar no buraco;
  • Quer uma segunda opinião para saber se está no caminho certo;
  • Recebeu herança quer conselhos de onde investir ou guardar o dinheiro.

A gente sempre vai precisar, independente da idade, de um aconselhamento financeiro. A diferença será em qual momento da vida. 

Estas, são as fases de comprar um carro, adquirir um imóvel, financiar a educação dos filhos ou a própria especialização em alguma área, além de criar um cronograma para a aposentadoria.

Quando buscar aconselhamento?

Caso deseje buscar por um aconselhamento financeiro, mesmo com o monte de conteúdos espalhados por aí, faça algumas perguntas para saber se você realmente precisa de um:

  • Qual o nível do seu conhecimento sobre finanças?
  • O que você entende sobre investimentos?
  • Gosta de ler sobre gestão financeira, patrimonial e tópicos financeiros ou entender sobre artigos específicos?
  • Tem tempo para monitorar e avaliar as boas oportunidades do mercado e fazer alterações no seu planejamento?
  • Não sabe como alcançar os objetivos na vida? 

Para fazer tudo isso sozinho, você gastaria muito tempo para ter as informações que precisa. Não só pesquisando, mas entendendo as atualizações legislativas e mudanças nos regulamentos securitários e de investimentos.

As leis tributárias, além de outros tipos de legislações e leis vigentes, que variam de um local para o outro podem prejudicar os seus negócios e suas finanças

Por isso, é necessário que alguém com tempo e experiência, tenha isso em mãos para você não ficar preso às regras. 

Com isso, em meio a tantas coisas no dia a dia, você não terá sobrecarga para se preocupar com sua parte financeira, no sentido organizacional da coisa.

Vantagens de contratar um consultor financeiro

O aconselhamento profissional pode ser muito útil, principalmente quando você está confuso emocionalmente ou simplesmente sem valorizar um bom gerenciamento de patrimônio, assim como sua importância.

O fato de muitas pessoas não enxergarem o seu futuro, de uma forma planejada, o profissional é de suma importância para você garantir uma visão completa de como bater as suas metas, principalmente aonde você quer chegar.

Uma vez que, o consultor financeiro pessoal pode montar um planejamento completo para te oferecer diversos conselhos sobre aposentadoria, imóveis, responsabilidade fiscal e até sobre os investimentos, sejam eles educacionais ou para multiplicar o seu patrimônio.

As principais vantagens serão:

  • Te ajudar a planejar a longo prazo;
  • Pesquisar e comparar diferentes investimentos estratégias para gestão patrimonial e pessoal;
  • Assumirá a responsabilidade de tomar decisões, te deixando menos indeciso;
  • O consultor deverá agir sempre no seu interesse;

Em uma consultoria financeira pessoal você consegue ir além. Pois, um consultor muito atento aos produtos que estão no mercado, que faça a leitura de acordo com o que você quer e precisa, criará estratégias eficazes de você conseguir os seus objetivos.

A consultoria financeira pessoal vai focar em que?

Vou te explicar por partes para que você entenda melhor. A consultoria financeira pessoal não foca só em uma coisa, mas em um conjunto de fatores para garantir o seu sucesso ao final desta jornada. 

A metodologia perfeita deverá ser dividida em seis módulos com diversas etapas e processos interativos, para que você se divirta e cumpra os seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

Esse modelo é o que o Dr. Money utiliza para melhorar sua vida financeira e te orientar, passo a passo, a conquistar o que você deseja.

1 – Diagnóstico

O primeiro passo será um check-up para identificar como está a sua saúde financeira. Dentro deste tópico, serão identificados:

  • Como está seu comportamento financeiro;
  • Nível de consumo;
  • Capacidade financeira;
  • Comprometimento de renda;
  • Preocupação com o futuro;
  • Nível e atualização/conhecimento financeiro.

2 – Criação de metas

O consultor financeiro pessoal vai explicar as diferenças entre os sonhos, objetivos e metas financeiras

Dentro desse panorama, definirá as regras de curto, médio e longo prazo. A partir desses dados é possível tomar as decisões financeiras mais pertinentes ao seu momento financeiro.

Caso seja necessário um empréstimo para equilibrar as coisas, nosso consultor vai te encaminhar a um correspondente bancário. 

3 – Mapa do ouro

O nome pode ser chamativo, mas é quase isso mesmo. O seu mapa do ouro está aqui. Justamente, para te mostrar onde está o seu dinheiro e para onde ele vai. Isso é bem curioso, né?

O seu orçamento financeiro será planejado minuciosamente, sendo criado tetos de gastos mensais. Isso servirá de base para seu fluxo de caixa pessoal. 

4 – Ferramentas

Não costumamos usar anotações ou planilhas de Excel, muito menos softwares complicados para ajustar o seu planejamento.

O consultor financeiro deverá trabalhar com ferramentas intuitivas e de fácil alimentação, que facilitam o controle e monitoramento das suas finanças. 

Detalhe, no Dr. Money, todas são integradas em um único sistema de gestão completo.

5 – Poupar 

Você deverá entender neste passo, a diferença de sobrar dinheiro, poupar e investir os valores

Em primeiro lugar, você vai aprender a se pagar.

6 – Investimentos

Essa etapa, é a famosa multiplicadora de sonhos e metas. Muita gente prefere pular direto para cá, mas isso não é certo. Os passos precisam ser seguidos para chegar até aqui. 

Neste passo, você vai aprender a criar a sua primeira carteira eficiente de investimentos com rendimentos acima da média do mercado. 

Para quem serve a consultoria financeira pessoal?

Se você pensasse, de forma errada, em apenas ter um consultor de investimentos, sem antes ajustar as suas finanças pessoais, você estaria muito enganado. Até porque, esse tipo de consultoria de investimentos, só serve para quem tem um poder aquisitivo alto.

Já a consultoria financeira pessoal foi criada para atender pessoas comuns, que até já tentaram se organizar, mas não conseguem fazer isso sozinhas. Fora isso, acabam gastando tudo no fim do mês e ficam sem dinheiro, antes do previsto.

Se você estiver vivendo desse jeito, ter um consultor financeiro pessoal, pode mudar o rumo da sua história!

Como avaliar se o consultor financeiro fornece o que eu preciso?

Isso é uma tarefa que pode até ser simples. Os clientes que buscam por consultores, devem identificar algumas informações, que podem ser perguntadas ao responsável pelo atendimento ao cliente, caso seja uma plataforma ou diretamente com o consultor:

  • Você atua com clientes igual ao meu perfil? Ex: aposentados, recém-casados, divorciados e etc;
  • Como é a forma de pagamento, quanto cobram e se vão ganhar algum dinheiro com os retornos de investimento do cliente;
  • Quais serviços oferecem e como fornecem? Planejamento, gerenciamento;
  • Com qual frequência você vai me ajudar? Como posso buscar a sua ajuda?
  • Entrarão em contato comigo de que forma? Existem limitações de tempo, frequência ou algum outro serviço?

Hoje a tecnologia está ganhando aceleração, os investidores estão gerindo seus investimentos e suas finanças, consequentemente, de forma digital. Atualmente, bons consultores e serviços de consultoria estão aqui na internet.

É possível, se reunir com o consultor virtualmente e tirar dúvidas com seu smartphone. Ou seja, o interessante é que o suporte esteja na palma da sua mão, sempre que você precisar. Desta forma, ficará mais seguro manter a sua saúde financeira em dia

Sendo assim, converse sempre com o seu consultor e não deixe de explicar os detalhes. É desse jeito que você vai mudar a sua vida financeira, através dos conselhos e encaminhamentos que serão dados pelo profissional. 

É como ter a faca e o queijo na mão para ter mais qualidade de vida e saúde financeira.

Saiba como está a sua situação financeira e o que você precisa

Você tem metas descritas no papel? O que te falta? São essas perguntas que você deve fazer a si mesmo primeiro. Mas antes de qualquer coisa, te afirmo que você, como a maioria dos brasileiros, precisa de um consultor pessoal financeiro.

É possível fazer uma avaliação gratuita de como está a sua situação e o que é necessário para a sua grande virada de chave

Tudo baseado no quanto você ganha, se sustenta alguém, se tem reservas ou planejamento, além dos seus investimentos, caso tenha.

Faça agora um diagnóstico gratuito e aprenda como nunca mais ficar sem dinheiro para fazer o que você quiser!

Deixe seu Comentário