Você não percebe, mas está sendo manipulado. Quando toma uma decisão de comprar, fazer um empréstimos ou investir, há muito mais elementos envolvidos do que um simples cálculo no papel, estou falando de Cultura Financeira.
Nessa hora, as tradições, os hábitos da família e da sociedade fazem toda a diferença no trato com o dinheiro.
Pergunta rápida:
Em que país um indivíduo deve ostentar o mesmo estilo de vida do vizinho rico para ser aceito em um “seleto” grupo da sociedade?
A resposta está no título desse artigo.
Como perceber a Cultura Financeira de um povo
As tradições culturais passam por idioma, culinária, religião, moda, folclore, política, clima e esportes, mas, sobretudo, pela forma como as pessoas lidam com as finanças.
A cultura árabe é conhecida pela maneira como fazem negócios, os americanos são famosos pelo jeito como fazem a grana render. Esses hábitos percebidos em cada país geram raízes que induzem o fortalecimento dessa cultura.
Um exemplo simples que demonstra a diferença entre culturas financeiras: Aqui no Brasil, usamos a expressão “ganhar dinheiro“, ganhar traz a implícita ideia de que alguém deve nos dar.
Já os americanos falam “make money“, ou seja, fazer dinheiro, o que cria a noção de que eles devem se “virar” para consegui-lo, tem que transformar “algo” em dinheiro.
A solução é Educação Financeira
Nos EUA, crianças são apresentadas ao dinheiro com apenas 3 anos de idade, aprendem a poupar aos 8 e, aos 12 anos já estão fazendo dinheiro.
Existe até um dia promovido pela federação dos bancos americanos, chamado: Dia de Ensinar Finanças às Crianças. Mais de 11 mil voluntários de agências bancárias visitam escolas compartilhando conhecimento financeiro com mais de 500 mil crianças.
Infelizmente, o brasileiro necessita de alfabetização financeira, isso mesmo: o bê-a-bá, o básico sobre como lidar com o dinheiro:
- Acessar o dinheiro?
- Investir o dinheiro?
- Gastar o dinheiro?
O ideal é implementar os princípios da alfabetização financeira bem cedo na infância, mas não é o que acontece no Brasil.
Esperar a “Bola de Neve” faz parte da Cultura Financeira do Brasileiro
O brasileiro só procura saber o que é Educação Financeira, quando já está endividado.
Realmente nunca é tarde para se educar financeiramente, mas quer um conselho?
Comece imediatamente!
Não espere a bola de neve te atropelar. Não é sua culpa não ter sido ensinado sobre educação financeira, mas é sua responsabilidade descobrir como aprender.
Entender como se comportar em relação ao seu dinheiro é uma obrigação 100% sua.
Agora que já entendeu a necessidade e reconheceu sua responsabilidade em buscar educação financeira, recomendo que entenda como funciona o passo-a-passo da consultoria financeira pessoal do Dr.Money, é super divertido e barato, sabia? Vai te ajudar. Vem conferir →
Pingback: Quais são os benefícios de uma boa cultura financeira? - Dr.Money
Pingback: Educação Financeira: A chave para o crescimento da economia no Brasil - Dr.Money
Pingback: Análise completa da educação financeira através da economia comportamental: Principais descobertas e caminhos a seguir - Dr.Money
Pingback: Finanças comportamentais: estilos de vida frugal ou minimalista? Qual é melhor? - Dr.Money
Pingback: O guia definitivo para educação financeira - Dr.Money
Pingback: Economia comportamental e finanças pessoais - Dr.Money
Pingback: Pesquisadores descobrem os 3 hábitos que impedem os brasileiros de juntar dinheiro - Dr.Money